Project Description

Através de uma gestão eficaz, somada a um eficiente planejamento tributário nossa equipe é especialista na execução de responsabilidades tributarias. Focada na otimização de tempo, trabalho e economia, proporcionamos uma rotina saudável de informativos e entrega de obrigações.

Dedicação em não apenas cumprir com tais obrigações, nossa equipe também visa garantir incentivos fiscais para seu negócio. Incentivos que geram economia, custos menores e lucros maiores.

Planejamento Tributário

Planejamento tributário é a gestão do pagamento de tributos de uma empresa e também o estudo de maneiras de reduzir legalmente a carga tributária que incide sobre ela. Assim como um administrador faz a gestão do estoque, das vendas, dos recursos humanos e demais áreas, o cumprimento das suas obrigações fiscais também deve ser gerido de maneira organizada.

O objetivo do planejamento tributário é diminuir as despesas da empresa. Isso quer dizer reduzir o número de tributos pagos e os valores que incidem sobre o negócio – o que é chamado de elisão fiscal. Afinal, você sabe bem que, para ter um produto ou serviço competitivo, chegar a um preço de venda mais baixo é fundamental, e um dos fatores que atrapalham isso são os altos impostos.

Importante decisão tributária deve ser efetivada, anualmente, pelos administradores empresariais, relativamente às opções: Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional.

Incentivos Fiscais

Incentivos fiscais são benefícios relacionados à carga tributária que são concedidos pela administração pública para algumas empresas. Ele existe para estimular algum setor ou atividade econômica. O benefício vem por meio de desconto, isenção, compensação e outros modelos que aliviam a carga tributária. É uma maneira de o governo incentivar o investimento, crescimento ou geração de empregos em um setor ou atividade econômica.

A maioria dos incentivos fiscais leva em conta o tipo de regime de tributação escolhido pela empresa. Nesse caso, as empresas devem estar atentas ao regime de tributação escolhido e aos benefícios disponíveis àquele regime.

Os mecanismos de incentivos fiscais atingem, nos três tipos de governo, os seguintes tributos:

  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), ambos recolhidos para a União;
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), pago ao governo estadual; e
  • Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto Sobre Serviços (ISS), para o município.

Os incentivos fiscais estaduais variam de estado para estado. Contudo, os federais são os mesmos em todo o território nacional.

Quais as vantagens dos incentivos fiscais?

  • Os incentivos fiscais permitem que as empresas façam uma melhor gestão financeira, podendo investir o dinheiro que seria destinado ao recolhimento dos impostos em novas estratégias para o crescimento do negócio.
  • Podem ser realizados investimentos como aquisição de novas ferramentas de tecnologia, máquinas e equipamentos (para o aumento da produção), treinamentos, entre outros necessários para o desenvolvimento da atividade da empresa.
  • Outra vantagem é a possibilidade de investir em projetos que tenham a ver com o ramo da empresa a um custo zero, assim, a organização ainda ajuda o país, o que é altamente valorizado. Em troca, há a exposição positiva da sua marca sem gastar nada, ou seja, um trabalho de marketing sem nenhum investimento monetário, pois a participação nesses projetos funciona como instrumento de visibilidade.