Você já deve ter escutado ou ter visto em algum lugar que estamos vivendo em uma era digital, na área contábil não é diferente, mas você sabe o que é contabilidade digital?

Contabilidade digital vai além de uma simples troca de e-mails ou mensagem através do WhatsApp com seu contador, também não se confunde com contabilidade online, onde é disponibilizado o software para que o contribuinte fique responsável em fazer o registro das informações pertinentes as operações e mutações do seu patrimônio, como conseqüência o empresário terá menos tempo para gerir seu negócio.

Contabilidade digital ou contabilidade 4.0, podemos considerar como um sistema de conjunto de dados integrado e compartilhado entre o contribuinte e seu contador, que através das ferramentas tecnológicas agregam os conceitos como a automação e inteligência artificial que agilizam a troca de informações e o fornecimento de dados em tempo real, automatizando as rotinas burocráticas de forma contínua, segura e legal. Segundo estudos publicados na Forbes em 2018 pela consultoria Atherton Technology Research, até 2020, todas as rotinas contábeis serão 100% automatizadas, isso não significa que a tecnologia veio substituir pessoas por computadores, mas sim agregar a tecnologia à profissão.

A contabilidade digital segue a tendência do mercado de eliminar os documentos físicos e substituí-los por arquivos digitais, tornando os processos mais ágeis e eficientes. Por outro lado, o fisco também viu a necessidade de implantar a digitalização em seus processos lançando o projeto SPED – Sistema Publico de Escrituração Digital, que teve início com a Nota Fiscal Eletrônica, e dentre outros informativos digitais, implantou a ECD – Escrituração Contábil Digital, dando seguimento no projeto, com a Lei 11.638/2007 foi adotado as International Financial Reporting Standards (IFRS), normas internacionais de contabilidade. Uma das mudanças mais recentes veio através da Lei 13874/2019, Lei da Liberdade Econômica onde foi dado mais um passo na implementação das ações no processo digital, pois foram regulamentados, dentre outras coisas, a carteira de trabalho digital e o arquivamento de documentos por meio digital.

A contabilidade digital através de suas ferramentas veio para permitir que o empresário tenha a disponibilidade de tempo para focar nas estratégias comerciais, e não fique limitado na burocracia ou atrás de uma montanha de papel, dentre outros benefício podemos citar a redução dos custos, como por exemplo, não será mais necessário manter um espaço físico para armazenamento dos documentos, esse novo modelo ágil e eficiente, possibilita também ao profissional contábil mais recursos para atender seus clientes e muito mais produtividade, pois ao invés de ficar varias horas escriturando documentos poderá focar em oferecer consultoria estratégica, analisar a correta da interpretação das leis e dos fatos contábeis que acarretam mudanças patrimoniais, de forma que possam disponibilizar ao gestor da empresa, relatórios que auxiliam na tomada de decisões e maximizam seus resultados.

 

Giovani S. Martins

Giovani S. Martins é Auditor Interno e Consultor na empresa Modelo Assessoria e Consultoria e Modelo Contabilidade. É Contador Especialista em Auditoria Fiscal e Tributária

 

Em caso de dúvidas, consulte nossa equipe.

Email: assessoria@grupomodelo.com.br

WhatsApp: (65) 9 9933 – 7998